uma nova forma de CRIAR INVENTAR INOVAR EMPREENDER LIDERAR
Somos a i9 Criatech – Academia de Criatividade e Inovação (ACI), uma empresa especializada em Treinamentos Criativos, Imersões de Alto Impacto e Consultoria Criativa Especializada.
Ao longo dos últimos 22 anos realizamos mais de 400 imersões presenciais, com média de três dias de duração, sobre Liderança, Alinhamento de Líderes, Trabalho em Equipe, Equipes de Alta Performance, Criatividade, Inventividade e Inovação, para empresas como: Petrobras, BR Distribuidora, Transpetro, Embratel, Furnas Centrais Elétricas SA, Eletronuclear, Sul América, Porto Seguro, Usiminas, Mitsui Sumitomo do Brasil, Sicoob e Sicredi, entre outras.
Nesse período também atuamos no fomento e suporte aos processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para tecnologias nacionais, em diversos segmentos industriais, principalmente: Petróleo, Naval, Offshore, Defesa, Saúde e Nuclear.
Nossa Equipe Técnica é multidisciplinar, contando com experientes Especialistas em diversas áreas, sempre norteados pelos princípios da agilidade, simplicidade e foco.
próximas imersões de alto impacto
criatividade, inventividade e inovação
propomos uma forma diferente de experimentar os conhecimentos sobre Criatividade, Inventividade e Inovação, dentro de uma abordagem prática e instrumental, suportada com espaços makers, laboratórios e apoio técnico do Centro de Fabricação Digital - PUC-Rio, para PD&I.
negociação sob pressão
seguindo as modernas técnicas de Negociação Baseada em Princípios (Método Harvard Business Schol), contando com a parceria do BOPE - Batalhão de Operações Especiais e renomados instrutores, utilizamos simulações realísticas (sequestros, atentados, etc) para elevar o patamar de negociação dos executivos clientes.
CIE - centro de imersões executivas
BASE HÉRCULES
localizado na Fazenda Gamela Eco Resort, em Cantagalo/RJ, nosso centro de imersões executivas conta com todos os recursos necessários para uma experiência imersiva inesquecível. ao longo dos anos, desenvolvemos mais de 50 atividades vivenciais com a máxima segurança do 1o hotel brasileiro a ser certificado em turismo de aventura.
NOSSA METODOLOGIA
Nesses 22 anos, desenvolvemos um método para construir, aprimorar, adotar/praticar importantes conhecimentos, tanto para o indivíduo, quanto para as equipes de trabalho. Esse método, baseado no modelo experiencial, proporciona significativas reflexões e melhor aprendizado, potencializando a adoção de novas estratégias e abordagens perante os desafios do dia a dia dos participantes. Para isso, também, desenvolvemos alguns CADERNOS DE TESTES, fundamentais para encontrarmos, juntos, as melhores trilhas na jornada que vivenciaremos.
Investimos em conhecer nossos Clientes, suas histórias, culturas, seus desafios e, principalmente, as equipes e pessoas. Ora utilizando ferramentas clássicas e consagradas, ora algoritmos e inteligência artificial. O importante é MODELAR CRIATIVAMENTE o que será construído Essa é a FASE DE PREPARAÇÃO realizada, em média, nos 15 dias antes do encontro/imersão.
A FASE DE REALIZAÇÃO do encontro/imersão é aonde/quando ocorre a CONSTRUÇÃO COLETIVA CRIATIVA que tem por característica a ludicidade como facilitadora do processo de aprendizagem.
O que virá depois? São várias possibilidades…
UMA POSSIBILIDADE...
VOCÊ JÁ VIU UMA MONTANHA DE ESTERCO?
Costumamos dizer que: “a inovação está à um passo a frente de um incômodo humano”. Em diversas ocasiões, quando nos debruçamos sobre desafios, problemas, incômodos ou dores dos nossos Clientes e participantes dos nossos treinamentos/imersões, frequentemente nos deparamos com significativas oportunidades para a Inovação. Normalmente são ideias em estágios iniciais (TRL 1) que recebem especial atenção para que evoluam (TRL 3) para as próximas fases de pesquisa e desenvolvimento.
Graças a nossa parceria com o Centro de Fabricação Digital da PUC-Rio, as principais inovações potenciais, encontradas em nossos treinamentos, aulas ou imersões, são transformadas em realidade através de pesquisa e desenvolvimento para gerar a Inovação.
“coisas muito bem escondidas, diante dos nossos olhos…”
Colaboradores SICREDI Aliança PR/SP desenvolvendo as percepções espaciais como aquecimento para os processos de criação, inventividade e inovação.
Visita dos nossos alunos MBA FGV Gestão Empresarial, disciplina Inovação nas Organizações, visitando o Centro de Fabricação Digital – PUC-Rio, um dos mais avançados laboratórios de fabricação digital do Brasil.
o método experiencial
O Ciclo de Aprendizagem de Kolb foi criado pelo teórico de educação David A. Kolb – mestre e doutor pela Harvard University e fundador da Learning Based Systems. É um modelo de representação de como as pessoas aprendem, que atribui grande valor ao papel da experiência na aprendizagem. Kolb descreve o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar).
Durante a FASE DE REALIZAÇÃO, entre uma atividade vivencial e outra, são realizados os processamentos (Debriefing) das situações vivenciadas, analisando diversos aspectos ocorridos durante a atividade, formas criativas de solução e, principalmente, a aplicabilidade no dia a dia de cada participante.
Na próxima atividade, todos os elementos processados serão exercitados e, de forma cumulativa, experiências e aprendizados vão se somando, dentro do enredo escolhido e projetado para aquele grupo especificamente.
Para isso ocorra, a FASE DE PREPARAÇÃO, realizada com pelo menos 15 dias de antecedência junto a Empresa Cliente, precisa ter consistência para embasar a MODELAGEM do treinamento ou imersão. Essa modelagem, isto é, o detalhamento do que será realizado nos treinamentos ou imersões, é realizado em parceria com a Empresa Cliente.
Nas turmas onde a melhoria do nível de Trabalho em Equipe é um dos requisitos da modelagem, realizamos uma Medição do Nível de Trabalho em Equipe, através de um instrumento desenvolvido pela VETOR (Empresa antecessora da i9 Criatech) para a Petrobras, BR Distribuidora e Transpetro. Chamamos esse conjunto de testes de 1a MEDIÇÃO, gerando um INDICADOR DE TRABALHO EM EQUIPE para a Empresa Cliente.
Caso a FASE DE ACOMPANHAMENTO (Opcional) tenha sido contratada, em média três meses após o treinamento ou imersão, realizaremos a 2a MEDIÇÃO que potencializa os resultados do investimento realizado e municia os Líderes com uma importante ferramenta de gestão.
Ressaltamos que DESENVOLVER UMA EQUIPE PARA A ALTA PERFORMANCE não se resume a realização de um evento, mas sim um PROCESSO, realizado ao longo do tempo com muito critério, técnicas e ferramentas adequadas.